LTCAT - INSS - eSocial
- Instrumentos calibrados
- Análises qualitativas e quantitativas
- Visita técnica nos postos de trabalho
- Documento estruturado para atender legislaçao vigente
- Documento estruturado para atender ISO 14001 e OHSAS 18001
- Laudo elaborado e assinado por Eng. de Segurança do Trabalho
LTCAT - INSS - eSocial
A preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores é um tema cada vez mais presente nas empresas. Nesse sentido, é fundamental que os ambientes de trabalho sejam adequados às normas de segurança estabelecidas, para que os colaboradores possam desempenhar suas atividades de forma segura e saudável.
Um dos instrumentos imprescindíveis para garantir o cumprimento dessas regras é o LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. Esse documento é um laudo técnico emitido por profissionais da área de engenharia de segurança e medicina do trabalho, responsáveis por avaliar as condições de trabalho e a adequação de cada ambiente às normas de segurança.
Nele, são identificadas as possíveis fontes de risco existente em um ambiente de trabalho. Um LTCAT atualizado é importante não apenas para garantir a saúde dos colaboradores, mas também para manter a empresa em dia com as normas de segurança trabalhista, evitando multas e processos judiciais.
Além disso, o laudo técnico contribui para o aumento da produtividade dos funcionários, já que eles sabem que estão trabalhando em um ambiente seguro. Portanto, é importante que as empresas mantenham o LTCAT sempre atualizado, para garantir um ambiente de trabalho adequado aos colaboradores e ao cumprimento de todas as normas de segurança estabelecidas.
Isso é fundamental para a saúde e bem-estar dos trabalhadores!
O qué LTCAT?
O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) tem sua origem na Lei 8213/91 da Previdência Social (INSS) no primeiro parágrafo do artigo 58, com redação dada pela Lei 9.732 de 11/12/1998, devido à necessidade do INSS em estabelecer critérios de verificação das condições do ambiente de trabalho das empresas para fins da concessão de benefício da aposentadoria especial.
O LTCAT deve demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração dos mesmos. Deve ainda identificar as condições ambientais de trabalho por setor ou processo produtivo e registrar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos, por função, por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.
O LTCAT por determinação da legislação previdenciária deverá ser assinado por engenheiro de segurança do trabalho ou por médico do trabalho, indicando os registros profissionais para ambos.
Porque nos contratar
- Laudos e relatórios confiáveis;
- Propostas comercial com preços justos;
- Qualidade e confiança nos serviços prestados;
- Recebem orientações técnicas e não possuem dúvidas;
- Visita técnica realizada por Eng. de Segurança do Trabalho;
- Laudos assinado por Eng. de Segurança do Trabalho com ART;
- Avaliações quantitativas com equipamento de ponta e calibrados anualmente
Riscos ao contratar empresa sem qualidade
- Falta de Suporte técnico;
- Laudos sem ART – (CREA);
- Insatisfação no resultado do trabalho;
- Riscos de contratar o “barato sai caro”
- Insatisfação na qualidade do atendimento;
- Laudos de baixa qualidade e confiabilidade;
- Geralmente apenas análises qualitativas (visual);
Preço
- PGR
- LTCAT
- Laudo de Insalubridade
- Laudo de Periculosidade
Condicionantes para o preço ofertado:
Laudos para Zona Sul de SP. Até 10 avalições de ruído, análises qualitativas;
Não incluso neste preço: Outras análises de agentes químicos ou físicos.